Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
O que você achou do site?
Bom
Ótimo
Joia
Ver Resultados


Rating: 2.9/5 (153 votos)




ONLINE
6





Partilhe esta Página



Artigo falta Dágua em Nuguaçu parte II

Artigo falta Dágua em Nuguaçu parte II

   

*** 

A seca deixa mais de 120 municípios em situação de emergência na Bahia

 

 ****

A seca que atinge parte da região Nordeste já levou 122 municípios da Bahia a decretar situação de emergência.

Sem chuva, os moradores de Mirangaba (BA) já enfrentam a falta de água. Em muitas regiões do estado, os agricultores já perderam parte da plantação. Os açudes secaram e os animais estão morrendo de sede e fome. No Distrito de Nuguaçu (BA), não chove regularmente desde agosto do ano passado. Os rios secaram. A cidade tem apenas um caminhão para abastecer os reservatórios comunitários e a distribuição é fiscalizada pelo exército.O gado também sofre com a falta da pastagem, pois não tem nem se quer ração. Nos últimos meses, a produção de leite já caiu mais de 80%. 

Trinta anos depois da seca de 1982, o território baiano se encontra em estado de emergência devido às poucas chuvas deste ano. Para a sociedade civil organizada o fenômeno não surpreende, já que estudos sobre o comportamento das chuvas no Nordeste, realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), concluíram que as Secas são Cíclicas, portanto, Previsíveis.

O Estado brasileiro sabia que haveria um período de estiagem este ano. Mas o que fez para evitar que a situação das comunidades alcançasse tamanha gravidade? É o momento de perguntar: Por que obras como a Transposição do Rio São Francisco têm aumento bilionário enquanto as adutoras que deveriam distribuir água para as populações rurais do Nordeste não saem do lugar? Por quanto tempo ainda persistirá a lógica de combate à seca que marca a atuação do Estado em nosso território? 

A consequência disso é devastadora e desoladora. Hoje, a maioria das cisternas estão vazias ou com pouquíssima água. Os animais, se ainda não foram vendidos aos atravessadores que se aproveitam da situação, lutam diariamente para sobreviver em meio à escassez do líquido precioso da vida. (Água).

A seca está assolando a cidade de Mirangaba. Fiz um estudo analítco desde o tempo da colonização do Brasil, e o resultado foi surpreendente; Vejam: 1582,1584 - 1777 - 1780 - 1930,1933 - 1957,1959 - 1982, 1983 e por aí vai à ciclometria das secas. Não é uma equação, é um modelo que pode sofrer alterações nas datas presumidas das secas para mais ou para menos devido à complexidade da trama atmosférica que foge aos domínios de técnicos, meteorologistas e cientistas.

Esta seca instalada agora, sobretudo no estado da Bahia, promete durar todo o ano de 2012 e também por todo o ano de 2013. Neste estudo procurei mostrar o sistema ondulatório dos períodos de chuvas escassas indicando a projeção das estiagens que afligem a região. 


A seca que já se instalou nos sertões do estado da Bahia está produzindo os seus efeitos negativos e nefastos sobre a economia dos agricultores, confiram na integra... 


                                   Gado com fome 


 **

 

     Pequeno bezerro  a procura de comida para sobreviver

 **


              Animal comendo o bagaço que sobrou

**

 

        A única água que resta para os animais beberem

**


Mandacaru, o único sustento do gado nessa seca pode está com os seus dias contados...

                     **