Coisas da nossa terra
Informação geral
Valter Cláudio Pires
Nascimento: 20 de Abril de 1946
Origem: Nuguaçu Mirangaba - Ba
País: Brasil
Gênero (s): MPB, Forró e Sertanejo
Instrumento (s): Violão, viola e pífaro
Influência (s): Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Tonico e Tinoco
Valter Pires
Valter Cláudio Pires nasceu no Distrito de Nuguaçu, Mirangaba Bahia aos Vinte de Abril de 1946. Filho de Firmino Cláudio Pires e Maria Florentina Pires, e tendo como irmãos José Cláudio Pires, Manoel Cláudio Pires, Isaltina Maria Pires, Marinalva Pires e Eurides Maria Pires.
Primeiros anos
Desde criança sempre teve o fascínio pela música era tocador de pífaro onde o seu pai Firmino Cláudio Pires era o líder da banda.
Aos 12 anos deixou a família e foi morar em Salvador, devido às condições de vida precária da época... Não esquecendo as suas raízes e levando as junto consigo, Valter deu um início grande em sua vida um marco histórico em sua carreira, aos 15 anos já começava a compor suas primeiras canções, canções essas que fizeram história na vida de todos nós.
Vida Pessoal
De volta a sua terra de origem, depois de muitos anos fora, Valter resolve voltar e nessa volta ele monta um trio com o seu tio José João e o seu primo José Firmino, onde ele canta as suas músicas de sucesso...
Algumas composições
Serra de Santa Rosa, Meu pequeno fracasso, Riacho da Tabua, Rio Grande da Serra e muitas outras que são destaque na música popular regional.
Referências:
Família Cláudio
José Firmino (Zé Gatinha) Primo
Valter e José João (Zé Gongo) Tio
José Firmino, Valter e José João
Comente essa História: